PRIMEIRO SEGREDO

Novos passos

Muitas vezes só realizamos grandes mudanças em nossas vidas quando algum fato muito grave acontece. Pode ser um acidente, uma doença, um período de desemprego prolongado, talvez uma separação ou a morte de alguém querido. O texto abaixo traz reflexões sobre estas mudanças.

 

Vivendo ou sobrevivendo?

 

Houve tempo em que eu simplesmente me tranquei, só me permitindo trabalhar e respirar, comer e dormir, achando que aquilo era viver. Houve outro tempo, depois deste, em que uma ferida muito grande sangrou e tive que escolher entre me abrir para o mundo e aceitar sua luz ou definhar.

 

Me abri. Consegui realizar muitas coisas que considerava possível só em sonhos. Dei voz às minhas canções, páginas e capa às minhas poesias, subi novamente em palcos, deixando minha energia conversar com a de uma boa plateia.

 

Mesmo vivendo momentos especiais, minha alma ainda queria mais. Minha vida toda debrucei-me em livros, pratiquei ensinamentos, e sempre tentei ser melhor. Até um dia, há não muito tempo, em que descobri que o meu melhor não cabia neste mundo em que vivo.

 

Agarrar a vida com consciência

 

Não que eu fosse ruim; eu só era inocente demais, crente demais na capacidade humana de ser bom, honesto. Desde então descobri que precisava fincar os pés no chão se não quisesse me frustrar mais uma centena de vezes com pessoas e situações. E me disseram antes de começar que este caminho seria muito difícil, pois contrariava toda a minha natureza. Mas o difícil não era impossível.

 

Comecei a caminhar. Novas provas me foram apresentadas, semelhantes à tantas outras nas quais havia sido reprovada pela vida. Reconheci padrões que antes me passavam despercebidos; lutei contra mim mesma, para ser boa comigo e não mais somente com os outros. Quantas vezes cometi os mesmos erros?

 

Aprendendo a dizer não e valorizar-se

 

Aprendi a dizer “não” num nível diferente do que já vinha fazendo. Tive que desenraizar muitos comportamentos, e continuo limpando meu terreno de nova semeadura diariamente, a fim de que os velhos hábitos não aflorem.

 

Fui buscar lições sobre coisas práticas da vida: como traçar objetivos, como permanecer neles e não me perder por qualquer distração; aprendi que dinheiro não é vilão, que meu trabalho tem preço, e que precisaria novamente lutar comigo mesma para não voltar aos velhos hábitos que me deixavam a mercê de falsos elogios e belas propostas.

 

Saindo do sonho e indo para a ação

 

Larguei alguns sonhos, sim. Mas tenho ganho, em contrapartida, uma força interna e capacidade de ação que não reconhecia como minha, e esteve o tempo todo ali, só esperando para ser posta em prática.

Crescer é um ato contínuo, até o dia de nossa morte. Demanda ação, que nos tira dos devaneios. Mas não vejo isto como algo ruim: sinto certeza de meus passos. E isto é valioso.

 

E você? Já teve que lidar com mudanças que causaram grande impacto em sua vida? Como você reagiu? Talvez nada grave tenha acontecido, mas você esteja insatisfeito com sua vida. Reflita sobre isto hoje:

1- viver é mais do que trabalhar, respirar, comer e dormir.

2- mudanças tem que trazer prazer na vida, mas com consciência

3- saber dar limites e dizer não é fundamental

4- fazer um projeto é bom,  realizar é fundamental.

 

Lembre-se: só você pode mudar cada detalhe de sua vida. Qual e a ação, mesmo que pequena, que você pode fazer hoje ou o mais breve possível para ficar mais feliz? 

Boas mudanças!





Curso Ler, Meditar e se Amar
Contém o e-book com exercícios "5 Passos para ser Feliz -superando a Síndrome do Ninho Vazio e outras crises da meia idade" + 7 audios de meditação + 3 bônus!

Talvez você se interesse em ler:

APRENDENDO COM O AMOR OU COM A DOR
Ao longo de minha vida, sempre ouvi que a cada ação corresponde uma reação. Sempr...
Comprometimento
Comprometimento. Você já ouviu falar nisto? É uma palavra pouco usada, pouco utiliza...
Estar verdadeiramente apaixonada
Estou apaixonada novamente. É fato. Percebi pois não conseguia fazer nada prático, não tin...
Sambando para aprender a viver
Um viva à flexibilidade de pensamento. Um viva a alegria de experimentar coisas novas. Não...
Ação de Graças e Hashtags
Em muitas partes do mundo – aqui no Brasil não- o dia de Ação de Graças é comemorado. Prim...
PRIMEIRO SEGREDO
Endereço: São Paulo / SP
Telefone: 11- 98175-3478
© 2017 | Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido e Hospedado por Programa Afiliado Sussa

Termos de Uso


Politica de Privacidade


FAQ WebMail Administrativo