PRIMEIRO SEGREDO

COMO SUPERAR UM DIA RUIM?


 

Quem é que não acorda de mau humor ou desanimado de vez em quando? Tem épocas que acordar de mau humor é regra, e não exceção. Como fazer para sair deste estado de espírito?

Quero contar aqui como eu faço para superar meus dias ruins. Cada um pode fazer sua variação, criar outro “ritual” que faça mais sentido para si mesmo. Mas para quem não souber por onde começar, usar uma sequência pronta facilita muito.

Dias ruins são aqueles em que:

- estamos desanimados;

- questionamos o motivo de nos esforçarmos tanto para determinados objetivos;

- nos sentimos perdidos, sem valor;

- questionamos se o que fazemos está certo, ou se dará um bom resultado;

- pensamos se não é melhor deixarmos tudo como está...

Estes pensamentos são uma forma de autossabotagem.

 

Autossabotagem

Autossabotagem acontece quando estamos empreendendo um esforço para a mudança, seja de padrões de pensamento, de conduta, de ações.

Nosso inconsciente fica bem incomodado, porque saímos de nossa rotina, a qual ele já está acostumado, e faz de tudo para dificultar nossas novas conquistas. Dentro da psicologia, diz-se que não queremos sair de nossa “zona de conforto”.

É por isso que somos bombardeados por pensamentos de dúvida, sentimentos de medo do futuro, medo de fracasso, sentimentos de que o que fazemos não faz sentido ou é inútil...

É preciso ser forte e determinado para continuar, pois além do nosso “grilo falante” interno (a mente tagarela), ainda podemos contar com a ajuda das pessoas que nos cercam para nos desmotivar e questionar.

Para estes dias de autossabotagem extrema, eu uso uma estratégia “de guerra”. E é ela que divido com você agora, passo a passo.

 

PASSO 1: pare tudo o que estiver fazendo!

Isto mesmo que você leu!

Pare tudo. Não importa se está com pressa. Com este tipo de sentimentos depreciativos, qualquer coisa que fizer terá um resultado ruim. Até o arroz sai queimado ou insosso!

Seja lá o que for que esteja fazendo, pare.

 

PASSO 2: respire fundo.

 

Se você parou, agora respire fundo. Inspire em 4 tempos, expire em 6 tempos. Faça isto por uns 2 minutos, prestando atenção somente em sua respiração.

Desta forma você manda seu “grilo falante” calar a boca, e consegue ter um tempo para se conectar novamente com o que se propôs fazer e mudar.

Quando respiramos e prestamos atenção na entrada e saída de ar, ordenamos ao nosso cérebro que faça uma pausa.

 

PASSO 3: faça uma pequena meditação

Se dispuser de 10 minutos, faça uma meditação, não esquecendo de respirar, com as seguintes reflexões, como se criasse uma lista mental:

- minhas capacidades ou aptidões;

- o que já realizei até hoje em minha vida;

Se sua mente tagarela sussurrar “ah, mas eu não consigo, eu não faço nada..”, pense em qualquer atividade que faz, e perceba todas as etapas necessárias para realizá-la.

Um exemplo: eu mesma tenho que administrar minha casa, sua limpeza, lavanderia, cozinha, contas a pagar, horários de escola e atividades extra curriculares minhas e de meu filho, além de meu trabalho como terapeuta. Para isto, preciso ter: capacidade de organização, administração de tempo, visualização e priorização de objetivos...

Depois que analiso isto, não tem como não me valorizar! E se consigo fazer tudo isto num dia só, qual é o motivo de me diminuir e achar que não conseguirei realizar qualquer outra coisa que me propuser?

Agora, faça o mesmo com você, durante esta meditação.

E quando vier o sentimento de satisfação por tudo o que faz, guarde-o com você, e permaneça com ele quando terminar esta meditação. Ele será seu combustível para continuar realizando seus objetivos.

 

PASSO 4: lista mental

Este é uma alternativa para quem não tiver tempo de parar 10 minutos para meditar. Mentalmente, faça a mesma lista mental do passo 3, e se conscientize de tudo o que é capaz.

 

PASSO 5: agradeça!

Agradecer é um ato poderoso. Estamos acostumados a pedir aos céus que nos ajudem, e muitas vezes esquecemos de sermos gratos pelo que já temos e pelo que já fazemos.

Quem pede sempre está preso no sentimento de falta e medo de não conseguir algo por si só. Já ouviu dizer que “a quem tem, muito lhe será dado; a quem nada tem, tudo será tirado”?

Esta frase bíblica é uma explicação clara da lei da atração. Se você já está grato pelo que tem (com sentimento de plenitude e abundância), você atraírá mais disto em sua vida. E obviamente, se você sempre acha que “falta um zero” em sua vida, em seu orçamento, em suas capacidades, você atrairá mais situações de escassez e fracassos.

Portanto, quando começar a pedir, pare e comece a agradecer. Vale escrever diariamente na sua agenda, por exemplo, 3 coisas que aconteceram no seu dia, pelo qual agradece.

Outra ideia amplamente divulgada por terapeutas, é ter um caderno só para este fim. Ou um pote da gratidão, para colocar diariamente um papelzinho com o que você agradece.

Verbalizar também é muito eficiente. Que tal usar esta frase:

“Eu agradeço por ser capaz de (complete aqui com o que refletiu) e sei que sou capaz de (complete aqui com o que almeja fazer)”.

 

PASSO 6: eu consigo

Para silenciar de vez sua mente tagarela, repita, cada vez que ela sussurrar uma dúvida em seu ouvido:

“eu sou capaz de fazer (complete aqui)”.

 

PASSO 7: continue seu dia!

Agora sim, você pode continuar seu dia! Depois de silenciar sua mente tagarela, agradecer e fortalecer sua autoconfiança, qualquer ação que fizer terá um bom resultado.

Em tempo: eu entendo que tudo o que fizermos com boa intenção já traz em si um bom resultado. Nem sempre é o que esperamos, mas mesmo o erro nos traz um aprendizado, mostrando aonde NÃO devemos seguir.

Portanto, todo mundo tem seus dias ruins, mas isto não é desculpa para não seguir em frente e desistir de tudo. Pare, medite, agradeça, e recomece dentro de uma boa vibração!

Faça este exercício, e se quiser contar nos comentários como foi para você, vou ficar super feliz! Para assistir o vídeo com este conteúdo, acesse:

https://youtu.be/dBMlcRuUbyc

Boas vibes para você!





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